quinta-feira, 16 de julho de 2009

Homens: culpados pela destruição da natureza


Para que serve a natureza hoje em dia? Apenas para ser destruída pelos homens, que não se cansam de desmatar florestas, cortar e queimar árvores, poluir rios, caçar animais. Vivemos cada vez mais em meio à ‘selva de pedra’, com grandes edifícios, estradas pavimentadas, fumaças que saem de veículos e poluem o meio ambiente e os nossos pulmões. É triste ver o descaso com que as pessoas hoje em dia têm pelo pouco que resta do verde das árvores, do azul do mar e dos rios e também do céu, cada vez mais cinza. Entulhos são jogados pelos terrenos, sacos de lixos espalhados na beira dos rios, papéis jogados no chão das ruas. Em Tubarão, por exemplo, são muitos os locais que nos mostram estas cenas, que passam despercebidas pelos olhos de todos.


Nota-se que não há preocupação da população nem do poder público. Não há um responsável por verificar terrenos com lixos espalhados, ou mesmo dos lixos na beira-rio. Há custos. Não há caminhões que possam retirar os materiais dos locais ou pessoal adequado? Geralmente, quando se procura um órgão que se diz ser ambientalista, provável responsável a verificar o problema, logo o funcionário manda o cidadão procurar outro departamento, ligar para outro órgão. Não há quem responda e venha a ‘socorrer’ a natureza. De que adianta apenas a preocupação, se ninguém nada faz?
Enquanto isso, nossas ruas estão sujas, o rio completamente poluído e praticamente morto, e a cidade, entre lixos, entulhos e poluição. Cada vez que destruímos um pouco da natureza, sentimos os resultados dos nossos atos ‘na pele’. A camada de ozônio desaparece aos poucos e o superaquecimento do planeta faz com que aumente os casos de câncer de pele, além de derreter o gelo polar e aumentar o nível das marés. Cidades inteiras podem desaparecer completamente daqui a alguns anos.
Com a poluição dos rios, a água potável torna-se cada vez mais rara, qualquer dia estará mais cara. O desperdício, infelizmente, ainda é grande. Carros são lavados, plantas regadas, torneiras abertas sem necessidade. Provavelmente, em 20 ou 30 anos, estaremos praticamente sem água própria para consumo humano. Entretanto, não existe preocupação, nem conscientização.
Também não podemos culpar totalmente a sociedade, que nunca teve a preocupação em preservar. Com tantos problemas atualmente, referentes ao meio ambiente, ainda há muito trabalho a ser feito para que a população aprenda que a natureza é essencial à vida. Algumas escolas já têm trabalhado a consciência das crianças, mas pode ser tarde! Temos que pensar nisso agora, o mais rápido possível, para que nossas crianças, o futuro de nosso país e do mundo, não sofram com as conseqüências de nossos próprios atos. Façamos o que pudermos pelo meio ambiente agora, pois amanhã pode ser tarde demais!

Artigo que escrevi e foi publicado no jornal Notisul de Tubarão.
Tatiana Dornelles – jornalista, Capivari de Baixo

2 comentários:

  1. o nível de consumo mundial tem sido exageradamente inconseqüente, os “gargalos” do crescimento logo se fazem presentes, e as situações sociais e econômicas advindas de um crescimento exagerado e ambientalmente destruidor se tornam a cada dia insustentáveis.ou seja!quanto mais o mundo cresce,mais a terra entra em colapsso...a perspectiva pro futuro nao é das melhores infelizmente...bjoooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, vamos ficar atentos a votação do novo código florestal.

    Senadores, cuidem da natureza do Brasil. Evitem os crimes do novo Código Florestal.
    Informe-se para pressionar seu senador:
    www.sosfloresta.com.br | florestafazadiferenca.org.br

    Por um código florestal mais justo!

    ResponderExcluir