Em Orlando, resolvemos andar de ônibus também. Pegávamos na avenida em frente ao hotel e no horário exato a condução passava e nos levava até a Central da Disney, onde há o transporte gratuito para quem vai aos parques (o estacionamento para quem vai de carro para os parques da Disney é de $15 por dia, ou seja, quase R$30,00).
Além disso, outra coisa que chama a atenção é o próprio ônibus. Não há escada. A suspensão do ônibus desce, quase encostando na calçada, e a pessoa sobe. Para quem usa cadeira de rodas, o motorista aciona a rampa e a pessoa sobe com a cadeira, sem problema algum. Aí, o motorista levanta os bancos e coloca a cadeira no local, com cinto de segurança, e volta para dirigir. Tudo sem reclamar.
Outra curiosidade, é que os ônibus (pelo menos os de Miami) têm suporte para bicicleta (na frente do ônibus, por fora). Logo, você pode sair para dar uma volta de bicicleta e, quando cansar de pedalar, voltar para casa de condução.
E ainda há mapas com os horários em que o ônibus vai passar nas estações (eles não chamam de ponto, como aqui). E passa no horário exato marcado no mapa. Quando está muito adiantado no horário, o motorista para, espera os minutos que está adiantado e sai, para chegar no próximo ponto no horário marcado. Assim, ninguém perde o ônibus e nem ao menos fica horas e horas à espera. Os ônibus são equipados com GPS, são todos automáticos (não têm marcha) e com equipamento de comunicação direto com a central (que informa movimento nas ruas, etc).
Disney
Para ir para os parques da Disney, há ônibus, ferryboat e monotrem. A gente que escolhe de que forma quer chegar nos parques. E é tudo gratuito. Usamos todas as formas de condução para ir aos parques, para conhecer. E funcionam o dia inteiro.
New York
Em New York, o ideal é andar de metrô. Na verdade, este é o sistema que mais funciona nesta megametrópole. Há mapas em todas as estações, nos trens e um de bolso (este é só pedir no momento em que compra a passagem), que você carrega para saber quais trens te levam para os locais que precisa.
Compramos o cartão válido por 7 dias, com o qual andávamos e trocávamos de metrô sem ter que pagar novamente. O custo foi de $29. É muito fácil andar de metrô em New York. Você vai de um lugar para o outro com segurança e rapidez. Todos usam este sistema de transporte.
por tudo isso e muito mais que estamos anos luz dos paises do primeiro mundo...e nao acredito que um dia chegaremos perto das grandes potencias...a verdade é que nosso pais é um pais nojento e nao me venham com o papo que o brasil é uma maravilha...estamos longe disso!isso é conversa dos politicos politicos corruptos que enfiam isso goela a baixo dos brasileiros que acabam acreditando(toda mentira de tanto se falar acaba virtando verdade). ah! e minha caneta veio? to esperando! rs.rs.
ResponderExcluirAté parece com Shark City né? Aqui nem os pontos estão sinalizados, cada passagem custa R$ 2,70 e não há desconto se comprado o bloco inteiro. Quando será que teremos transporte público de qualidade no Brasil, e principalmente, no interior do pais? Aff...
ResponderExcluir