quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Brinquedos da infância: do meu tempo para os dias atuais...

Lembro, com certa nostalgia, dos brinquedos da minha infância. Alguns passaram sem serem notados, enquanto outros marcaram profundamente a época em que não havia preocupações e tudo era simples brincadeira. Recordo que alguns eram caríssimos, talvez porque a situação econômica era diferente e tudo parecia mais caro. Mas, analisando bem, ainda hoje os brinquedos de marcas conceituadas têm um valor elevado.


Bem, tenho fortes lembranças de um brinquedo chamado Pogobol. Era nada mais do que uma bola com um aro, onde a gente colocava os pés e pulava. O meu era laranja com amarelo. E era muito legal. Ganhei do meu avô, que sempre comprava os brinquedos caros para me presentear. Este marcou bastante.


Além disso, tinha uma coleção de Fofoletes, pequenas bonequinhas bebês, com corpinhos coloridos, de tecido. Por dentro da roupinha parecia de bolinhas de isopor. Não tive muitas Fofoletes, mas as poucas que ganhei também marcaram uma fase da minha vida.
Entretanto, a felicidade foi ao extremo em um Natal, nos anos 89/90, quando ganhei o Atari. Nossa, é indescritível falar sobre a sensação de ganhar o primeiro videogame. O Atari foi uma sensação, era difícil quem não tinha, e ficava um bom tempo jogando.


Outro brinquedo que chamou a atenção foi a Florzinha que dançava. Era engraçada e lindinha. A minha era vermelha, com óculos rosa, e segurava um instrumento musical. A gente ligava embaixo do vasinho e ela dançava à medida que a gente falava ou colocava música. Mas também me recordo do Pintinho Amarelinho. Era só colocar na palma da mão que ele fazia "piu-piu-piu". O Alce Alceu era um brinquedo, em formato de animalzinho (tinha girafa, alce...), com rodinhas embaixo das patinhas. A gente abria as pernas, soltava e ele andava sozinho. Era diferente.
Além disso, ainda havia a Mola-Maluca, a Pulseira Bate-Enrola, Iô-Iô (Fanta, Coca-Cola...), Peposa e família, turma da Moranguinho... E muitos outros brinquedos que hoje não existem mais. Será que as crianças de hoje em dia sabem o que é brincar?


Saiba mais (fonte: Museu da Infância)

Pogobol
Lançado no Natal de 1987, vendeu mais de 800.000 unidades. Em 1991, teve leve pausa na fabricação, mas a Estrela o trouxe de volta entre 1995 e 1996. Atualmente, é uma relíquia, além de não ser mais fabricado no Brasil. Responsável por gerar calos nas canelas dos adeptos, o Pogobol existia nas cores laranja/amarelo e verde/roxo.

Fofoletes
Fofoletes (Trol). Lançada em 1978, vinha em uma caixa parecida com a de fósforos. Bochechudas, as bonequinhas viraram sensação na década de 80. Até hoje são feitas novas coleções.

Atari
No Brasil, o Atari foi lançado pela Polyvox, entre 1981 e 1982. Conseguiu enorme sucesso, pois atraiu crianças e adultos que passavam horas em frente da TV jogando games como River Raid, Pitfall e Enduro. Quando o Atari foi lançado no Brasil, nos Estados Unidos não era mais fabricado, porém, ajudou a empresa americana a ganhar dinheiro através de direitos autorais.


3 comentários:

  1. TANIA SOARES DORNELLES2 de novembro de 2011 às 22:07

    LEMBRO DE TODOS,MAIS TU ESQUECEU OS AGARRADINHOS AQUELES QUE CRUDAVAM NAS ROUPAS OU NOS MOVEIS,OS BEBEZOES, E OUTROS BRINQUEDOS DA EPOCA QUE TU TINHA,ALGUNS AINDA ESTÃO AQUI EM CASA GUARDADOS.

    ResponderExcluir
  2. TANIA SOARES DORNELLES2 de novembro de 2011 às 22:14

    LEMBRO DE TODOS,MAIS TU ESQUECEU OS AGARRADINHOS AQUELES QUE CRUDAVAM NAS ROUPAS OU NOS MOVEIS,OS BEBEZOES, E OUTROS BRINQUEDOS DA EPOCA QUE TU TINHA,ALGUNS AINDA ESTÃO AQUI EM CASA GUARDADOS.

    ResponderExcluir
  3. Adorava estes brinquedos... que saudade da minha infancia!

    ResponderExcluir