terça-feira, 5 de junho de 2012

Titanic: a história de uma tragédia que ainda emociona

Quando assisti ao filme Titanic pela primeira vez, em 1997, havia seis pessoas na sala de cinema, claro, contando comigo e com minha amiga Lou. Lembro até hoje que vimos o cartaz, em uma sala de cinema em Porto Alegre, no shopping Rua da Praia, onde passávamos uns dias das férias, e resolvemos entrar. Era a estreia do filme nos cinemas das capitais e nem imaginávamos que fôssemos gostar tanto. Tanto que, no outro dia, assistimos novamente. E choramos, muito...


Afinal, muito mais do que uma história de amor a la Romeu e Julieta, Titanic conta a história de uma das maiores tragédias de transatlânticos: o naufrágio onde mais de 1,5 mil pessoas morreram.
Na outra semana, as redes de TV só falavam no sucesso do filme. Era documentários sobre os bastidores, sobre os artistas, sobre os efeitos, direção, fotografia... Depois vieram as indicações para o Oscar e o filme ganhou espaços consideráveis nos canais de TV abertos e fechados. E na vida do público também. Realmente, acho que o Titanic foi um dos filmes que mais me emocionou. Mesmo com tantas críticas.


Recentemente, fui ao cinema assistir ao filme, desta vez em 3 dimensões (3D). Novamente, fiquei emocionada com a história de Rose e Jack, vividos por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, bem como com as cenas da tragédia que marcou o mundo. O mais interessante foi ver a nova geração, na sala de cinema, tão emocionada quanto eu. Pessoas jovens, que nem eram nascidas quando lançaram o filme, choravam também.
Dirigido por James Cameron, Titanic foi convertido em 2012 para 3D e relançado em meados de abril. O filme é um dos mais premiados da história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e ganhou 11 estatuetas do Oscar. No dia 14 de abril de 2012, o naufrágio completou 100 anos.
Quem ainda não assistiu, não perca tempo... Pegue pipoca, uma boa bebida (café, refri, água...) e muitos lencinhos para limpar as lágrimas... Bom filme!


Sinopse:
Quando o Titanic afundou, 1500 pessoas caíram no mar. Seis foram tiradas da água, inclusive ela.
Momentos depois, as setecentas pessoas nos barcos salva-vidas não podiam fazer nada a não ser esperar... esperar para morrer, esperar para viver, esperar por uma absolvição que nunca viria.
Um filme magistral de James Cameron que marcou mais uma vez a forma de se fazer filme em Hollywood.
Um jovem aventureiro (Leonardo DiCaprio) ganha passagem, em mesa de jogo, para a primeira viagem do transatlântico Titanic.
No navio, apaixona-se por Rose Bukater (Kate Winslet), noiva de um homem rico e arrogante (Caledon Hockley), com quem vive um amor proibido.
Mas a viagem ganha contornos trágicos quando o navio se choca com um iceberg.

Curiosidades:
- Quer saber como estão os atores do filme? Saiba aqui!
- Alguns (na verdade, muitos) erros no filme... Clique aqui
- Saiba quais personagens são fictícios e quais são reais aqui...
- Um site todo sobre o Titanic. Quer conhecer? Aperte aqui!
- Outras curiosidades sobre o filme aqui
- Titanic em números, veja aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário