domingo, 25 de abril de 2010

A realidade em sala de aula

Giz, apagador e conteúdos... Livros e mais livros e trabalhos para corrigir, notas para fechar. O trabalho do professor é, às vezes, cansativo, mas é lindo. O que me assusta, entretanto, é a maneira como a educação tem sido vista pelas pessoas. Para muitos pais, a responsabilidade de educar os seus filhos é da escola. Eles esquecem que a moral, a ética e a religião (qualquer que seja) devem ser transmitidas pela família, em primeiro lugar. Depois, complementada pela escola. Na TV, as notícias sobre professores que apanham de alunos ou pais são cada vez mais comuns. Em algumas cidades grandes, houve até mesmo morte.


Lembro do meu tempo de estudante. O aluno não podia mascar chiclete, conversar, tinha que levantar o dedo para falar, as carteiras tinham que ficar sempre alinhadas... Quando o diretor ou professor falava, todos ouviam. Claro que hoje temos que ensinar os alunos a serem mais críticos, aprenderem a pensar... Mas com tanta liberdade, será que eles realmente tem saído assim?
Reflito, constantemente, sobre alguns aspectos. Quando já estava em outra unidade escolar, agora adolescente, e era em outra cidade, as regras eram mais leves (podia comer na sala, mascar chiclete, chupar balas...), mas ainda assim havia o respeito pelo professor à frente.
Hoje, alguns alunos reclamam, chama o professor de tudo quanto é nome e ainda brigam entre si, batem uns nos outros e falam muito palavrão.
O que é preciso para mudar esta realidade? A cada dia a impressão que tenho é que a situação piora. E preocupa! Não adianta os governos apenas pensarem em números, índices que apontam a nossa educação como se estivesse melhorando. É necessária uma medida urgente para melhorar a qualidade de ensino, fazer com que os alunos realmente saiam da sala com alguma bagagem. Hoje, mal sabem escrever uma redação!
Não querem tarefas, não querem copiar do quadro, não querem aprender. Muitos estão na escola por estar... Ou para manter o Bolsa-Escola. Quando realmente o Brasil vai conseguir mudar esta realidade na educação? Parece, muitas vezes, que estamos regredindo. E isso é triste! Os professores fazem a sua parte. Mas, e os alunos? E a família? E o governo? Para melhorar a educação, todos precisam atuar juntos. E a família precisa estar mais presente na vida escolar das crianças. Pensem nisso!

Um comentário: