quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Como seria o futuro na cabeça de uma criança?

Olá! Estamos em 2012... Nossa, o tempo passa depressa demais e, quando a gente vê, o ano terminou. No último dia de 2011, estava cá com meus botões lembrando da época em que era criança. Quando eu tinha dez anos, em 1990, ficava com meus amigos pensando em como o ano 2000 estava tão longe e em como seria... Imaginava que, de 2000 em diante, seria algo como no filme "De Volta para o Futuro" (1985), com carros voadores, roupas que se ajustam ao corpo, com jaquetas com secadores automáticos, skates que planam e pizzas que crescem dentro do forno em questão de segundos. 2010, 2011, 2012 nem estavam na mente. Quem dirá, 2015 (ano em que Marty McFly vai parar no "De Volta para o Futuro - Parte II"). Claro que não chegamos em 2015, mas não será tão diferente de hoje. Algumas previsões do filme até deram certo, como imagens 3D (clique aqui para ler mais). Mas, o tempo passou, 2000 chegou e tudo ficou lá no passado, na imaginação de uma criança.

Trilogia "De Volta para o Futuro"


Em pleno 2012, temos problemas de engarrafamentos em uma das maiores estradas federais, uma vez que os carros não voam, não conseguimos voltar ao passado nem ao menos ir para o futuro, e as pizzas levam em torno de 35 minutos para ficarem prontas. Entretanto, avançamos em vários quesitos: os telefones celulares têm múltiplas funções (até acesso à internet), as telas das TVs estão cada vez mais finas e com sinal digital, além de ser possível prever com bastante antecedência fenômenos da natureza.

No filme, em 2015, existia imagem 3D.
Mas, parece-me, às vezes, que falta evolução ao ser humano: a violência aumenta a cada dia, a falta de respeito e a desonestidade também. E, assim como em 1990, ainda continuam jogando lixo no chão, poluindo rios e mares mundo afora, e destruindo, sem dó nem piedade, a natureza. Com isso, sofremos muito com o aquecimento global e com as estações mal definidas.

Alimentos desidratados.
E a esperança, definitivamente, continua a ser nossa válvula de escape... A cada início de ano, temos a esperança de dias melhores, pessoas melhores, momentos melhores. Como meros humanos sempre buscamos a renovação. E a cada novo ano, a esperança é renovada. Por sua vez, 2011 ficou lá, guardado na lembrança como se estivesse numa gavetinha qualquer... Ou na cabeça de uma criança, que hoje imagina como será o ano de 2021...

Skate sem rodas, que voa
A trilogia
Quando o primeiro "De Volta Para o Futuro" saiu em 1985, parecia uma experiência arriscada do diretor e produtor Steven Spielberg apostar alto em uma ideia da dupla Robert Zemeckis e Bob Gale.Ao misturar uma comédia leve e inteligente, toques de ficção científica e o encantador tema de viagem no tempo, "De Volta Para o Futuro" virou sucesso. Como consequência, alavancou as carreiras de Michael J. Fox e Christopher Lloyd e deu origem a duas ótimas sequências - filmadas simultaneamente, algo inédito para a época e lançadas em 1989 e 1990, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário