segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Oktoberfest, o Elo e a mídia

Ontem, dia 17 de outubro, resolvi escrever um artigo para o Luiz Carlos Prates e postei como comentário em seu blog. Talvez ele nunca leia, ou talvez o faça tarde demais. Mas acho que ficou muito legal o que escrevi.


Caro Prates, venho através deste falar sobre algo que tem sido notícia nos últimos dias nos principais veículos de comunicação: a Oktoberfest. Durante os dias de festa, milhares de pessoas, entre jovens e adultos, reúnem-se em Blumenau para beber e comemorar do seu jeito, muitas vezes exagerando na dose. O resultado é de algumas mortes nas estradas devido à alta dosagem de álcool. Mas a mídia insiste em divulgar a festa; e não é para menos, afinal, turistas vêm ao estado para a Oktober.
O que me deixa triste, no entanto, é que um grande encontro, como o Elo Regional, que reuniu mais de 2 mil pessoas ligadas ao escotismo em São Joaquim, no último feriadão, nem ao menos é citado. Lá, lobinhos, escoteiros, sêniores, pioneiros, escotistas (chefia) e pais de diversos grupos de Santa Catarina estiveram juntos para celebrar os 100 anos de escotismo no Brasil. Foram 4 dias de diversão, alegria e verdadeira união, além de demonstrações de cidadania, respeito ao próximo, à pátria e à natureza, coisas tão esquecidas pelo ser humano ultimamente.
Pouco se ouve nos meios de comunicação sobre os escoteiros, que estão Sempre Alerta para ajudar o próximo e fazer uma boa ação todos os dias. Pena que um grande evento como o Elo, na cidade mais fria do país, ficou gravada apenas no coração de quem lá estava. Poderia ter sido mencionada para mostrar a todos o verdadeiro espírito do seu criador Baden Powell. Ao contrário da Oktober, foi um evento sem brigas, sem direção perigosa, sem álcool. Fechemos este comentário com um brinde!

SAPS,

Tatiana Dornelles - jornalista e escotista

Nenhum comentário:

Postar um comentário