quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sem desfile da Independência do Brasil

Não sei bem por que. Sinto uma grande emoção ao assistir ao desfile de Sete de Setembro: as Forças Armadas, as escolas e as entidades que passam pela avenida, em comemoração à Independência do Brasil, chamam a atenção de quem está ali apenas como coadjuvante. Também sempre gostei de desfilar e, desde criança, tenho boas lembranças.


Há um ano, quando entrei para o Movimento Escoteiro, passei a participar efetivamente. Antes, assistia meus filhos desfilarem e cobria o evento para o jornal, fazendo fotos e entrevistando pessoas. Ia a trabalho. Depois, por prazer.
Talvez essa emoção venha até mim pelo fato de meu avô desfilar, por muitos e muitos anos, pelo Exército e na cavalaria. Em Porto Alegre, ele desfilava no dia 20 de setembro, em comemoração à Semana Farroupilha. De qualquer forma, é uma demonstração de civismo, patriotismo, amor ao país.
Senti muito pelo fato de os desfiles em Tubarão e Capivari de Baixo terem sido cancelados. Tudo devido à chuva, que não deu trégua em agosto inteiro e início de setembro.


Todos os anos, no dia sete de setembro, o sol brilhava e o vento o acompanhava. Milhares de pessoas saíam de suas casas, cedo, para assistirem e participarem das comemorações da independência. Este ano, todos ficaram "entocados", em meio ao frio e aos pingos de chuva, ora fracos, ora fortes, que fizeram com que o nosso tradional desfile fosse cancelado...
E que em 2012 tenhamos mais dias de sol...

Fotos: Arquivo pessoal

Um comentário:

  1. tbm admiro e gosto muitos dos desfiles de 7 de setembro....pena que hj em dia(segundo pesquisa recente)70 por cento dos jovens do ensino médio de escolas públicas desconhecem o que é democracia e não sabem quais são seus direitos sociais. Além disso, a maioria desconhece o significado da autonomia política conquistada em 7 de setembro...um fato marcante de nosso pais que e posto de lado...uma pena!

    ResponderExcluir