segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Oktoberfest, o Elo e a mídia

Ontem, dia 17 de outubro, resolvi escrever um artigo para o Luiz Carlos Prates e postei como comentário em seu blog. Talvez ele nunca leia, ou talvez o faça tarde demais. Mas acho que ficou muito legal o que escrevi.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fora da sala de aula


Enquanto os meus alunos faziam uma atividade durante a aula (Arte), parei o que fazia no momento. Algumas coisas que ocorreram recentemente me fizeram refletir:
- As crianças, infelizmente, estão cada vez mais intolerantes a comandos, ou seja, não aceitam que o professor é autoridade da sala e querem tratá-lo como tratam o colega ao lado. Na maioria das vezes, levantam o tom de voz, gritam e agem como se fossem os "donos do pedaço". Sem contar aqueles que ainda tiram sarro da cara do professor. E isso ocorre constantemente...
- Por falar nisso, o tratamento entre os colegas é inadmissível: gritam uns com os outros, xingam e, quando menos se espera, estão praticamente se estapeando... O respeito ficou totalmente fora dos portões da escola. Um absurdo!



domingo, 2 de maio de 2010

Doce nostalgia


Hoje acordei meio nostálgica,
Lembrando dos tempos de infância.
Pensando nos antigos amores,
Nos amigos que ficaram no passado
E nos que, por ventura, se foram.

domingo, 25 de abril de 2010

A realidade em sala de aula

Giz, apagador e conteúdos... Livros e mais livros e trabalhos para corrigir, notas para fechar. O trabalho do professor é, às vezes, cansativo, mas é lindo. O que me assusta, entretanto, é a maneira como a educação tem sido vista pelas pessoas. Para muitos pais, a responsabilidade de educar os seus filhos é da escola. Eles esquecem que a moral, a ética e a religião (qualquer que seja) devem ser transmitidas pela família, em primeiro lugar. Depois, complementada pela escola. Na TV, as notícias sobre professores que apanham de alunos ou pais são cada vez mais comuns. Em algumas cidades grandes, houve até mesmo morte.